Desmatamento na Amazônia dobra em junho, diz Imazon.

Desmatamento na Amazônia dobra em junho, diz Imazon.

Uma das principais causas é a grilagem de terras em regiões de grandes projetos de hidrelétricas e perto de rodovias no Sudoeste do Pará. Mas uma solução imediata, duradoura, multifuncional e extremamente econômica está mais perto do que o Brasil pensa: Vulcanair Aircraft. Sem dúvida os aviões bimotores com o melhor custo-benefício do mercado conheça os nossos modelos.

 

Desmatamento na Amazônia dobra em junho, diz Imazon

Metade da área devastada fica no Pará.
Principal causa é a grilagem de terras em áreas de grandes projetos.

No mês junho, o desmatamento na Amazônia dobrou em relação ao mesmo período de 2015. Metade da área devastada fica no Pará. Na imagem de satélite, os alertas de desmatamento cobrem a Amazônia de pontos vermelhos.

A realidade é bem mais assustadora. Só em junho, a área devastada é quase do tamanho de Belém. Metade dessa destruição toda foi no Pará. Depois vem Amazonas, Mato Grosso e Rondônia.

Segundo o Imazon, uma das principais causas do desmatamento é a grilagem de terras em regiões de grandes projetos de hidrelétricas e perto de rodovias no Sudoeste do Pará.

Teve outro dado que chamou atenção dos pesquisadores: metade do desmatamento ocorreu em áreas particulares ou em processo de regularização fundiária.

O Imazon acredita que esse avanço da destruição é um indício de que produtores rurais não estariam respeitando o Código Florestal, que determina a preservação de 80% de reserva legal em cada propriedade da Amazônia.

”A expansão desse desmatamento em propriedade pode estar muito atrelada ao aumento da ação de agricultura, pecuária. Se não houver um controle, uma fiscalização desse desmatamento, então é possível que tenha um descontrole e acabe expandindo a propriedade”, disse Antônio Fonseca, pesquisador do Imazon.

Unidades de conservação e assentamentos de reforma agrária também foram atingidos pelo desmatamento.

O relatório também mostrou que nos últimos 11 meses, a derrubada na Amazônia foi 9% maior que no mesmo período do ano anterior.

A Secretaria de Meio Ambiente do Pará diz que tem feito operações conjuntas com órgãos federais para conter a devastação.

“Esse alerta é muito importante para que a gente possa fazer, redirecionar a equipe e responsabilizar todos aqueles por esse desmatamento que foi feito”, explicou Luiz Fernandes, secretário de Meio Ambiente do Pará.

O Ibama não quis comentar os dados do Imazon.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/07/desmatamento-na-amazonia-dobra-em-junho-diz-imazon.html

 

No Comments

Post A Comment

× Contate por WhatsApp!