Vantagens em usar aeronaves tripuladas ao invés de drones

Vantagens em usar aeronaves tripuladas ao invés de drones

Na Base, temos o compromisso de atender às necessidades dos nossos clientes usando aeronaves tripuladas.

Mas, por que escolhemos utilizar uma aeronave tripulada em vez de usar um drone?

Simplificando, existem algumas coisas que só podemos alcançar para nossos clientes usando aeronaves tripuladas, que seriam impraticáveis ​​ou impossíveis com drones.

Com o marketing da indústria de drones em pleno vapor, você pode pensar que os drones são muito mais vantajosos na captura de dados de sensoriamento remoto do que as aeronaves tripuladas.

Convenientemente, as comparações escolhem um local sobre o qual o drone é realmente capaz de sobrevoar, ignorando as grandes partes do Brasil onde esses sistemas não podem ser operados.

Nesse sentido, aqui estão as principais vantagens em usar aeronaves tripuladas para capturar imagens aéreas.

Viagem mais rápida entre os locais

Os principais aviões utilizados possuem grande velocidade e autonomia, o que permite cobrir muito terreno em pouco tempo.

Isso significa que, se um cliente precisa de imagens aéreas de vários locais, podemos ir de um lugar para o outro com muita rapidez e eficiência.

Já a velocidade de um drone varia em torno de 70 a 100 km/h e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) autoriza os voos de drones até 30 km de distância do ponto de decolagem.

Ou seja, um drone tem uma capacidade muito reduzida para percorrer grandes distâncias.

Aeronaves tripuladas têm maior capacidade de carga útil

Com uma aeronave tripulada, os tempos de voo são significativamente mais longos e podemos transportar passageiros.

Além disso, a maior capacidade de carregar equipamentos (grandes câmeras, múltiplas lentes, sensores de mapeamento, etc.), permite a captura muito mais efetiva e precisa do local.

As aeronaves tripuladas podem transportar sensores muito mais pesados, como um sensor LiDAR, uma câmera digital e um gerador de imagens hiperespectral. Alguns projetos requerem a coleta de dados com vários sensores.

Os drones podem levantar câmeras maiores, mas, com isso, permanecem no ar por cerca de 10 a 20 minutos apenas. Bem como, um drone que pode transportar apenas um sensor por vez teria que fazer várias passagens, aumentando assim o tempo de voo.

Aeronaves tripuladas possuem maior liberdade regulatória

Com autonomia de 10h, velocidade média de 270 km/h e menos restrições de espaço aéreo, a aeronave tripulada é muito mais versátil (autonomia e velocidade variam conforme o modelo da aeronave).

A aeronave não apenas nos permite voar nas altitudes desejadas, mas também, capturar as imagens necessárias para o projeto.

Os regulamentos da ANAC limitam a operação do drone a uma altitude máxima de 40 metros para zona urbana, 50 metros para zona rural e 120 metros para áreas adequadas.

Além disso, os drones só poderão voar em áreas distantes de terceiros, sob total responsabilidade do piloto operador e conforme regras de utilização do espaço aéreo do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

Comparativo prático de valores operacionais

Considere a eficiência dessa configuração em que escala uma operação com drones se torna muito cara:

Locais remotos: Exigem que a equipe de operação do drone dirija muitas horas até o local e permaneça lá por alguns dias, até semanas.
Uma aeronave tripulada poderia voar até o local, concluir o projeto e voltar no mesmo dia.

Levantamentos aéreos longos: Mesmo com drones de última geração o alcance é limitado, as baterias precisam ser trocadas, além das limitações citadas acima.
Já a aeronave tripulada possibilita a cobertura de uma grande área de uma só vez ou em menos tempo.

Enfim, o custo-benefício das aeronaves tripuladas é muito maior e é a solução mais eficiente!

A logística como um fator decisivo

Uma grande desvantagem de capturar projetos com drones é que mesmo em projetos simples, como um projeto de corredor de 50 km de um oleoduto, por exemplo, rapidamente se torna uma dor de cabeça logística.

Presumindo que o projeto possa ser executado por um drone e não passe por áreas povoadas, sobre estradas ou próximo a aeroportos, os drones ainda estão sujeitos a problemas adicionais, por exemplo:

  • Ventos fortes;
  • Restrições de linha de visão e ângulo do sol;
  • Medidas de segurança específicas do local;
  • Transporte seguro de baterias de polímero de lítio (Lithium Polymer-LiPo);
  • Acesso rodoviário;
  • Colisão com pássaros;
  • Falhas de equipamento.

Além disso, precisamos considerar todos os outros custos associados que se somam. Por exemplo: salários do piloto, viagem, acomodação, processamento de dados, treinamento de pessoal, custos de veículos e documentação necessária.

Surpreendentemente, a captura tripulada de dados, mesmo em projetos de pequeno a médio porte, pode ser tão ou mais econômica do que a operação com drones.

Mais versatilidade com as aeronaves tripuladas

Por fim, podemos concluir que usar aeronaves tripuladas, nos oferece uma enorme flexibilidade criativa e técnica, o que, por sua vez, beneficia nossos clientes.

A Base possuí a aeronave modelo Vulcanair P68C, que é muito econômica, versátil, estável e segura, o que fornece um excelente desempenho em nossas missões de aerolevantamento. Além disso, ela tem uma autonomia de 10 horas, alcance de 3.000 km e 6 lugares.

É uma aeronave multimissão utilizada em vigilância aérea por diversas polícias, combate a incêndios na Europa e Estados Unidos e pela Marinha do Chile.

Por fim, com mais de 47 anos de mercado, a BASE é especialista em serviços e soluções com aeronaves tripuladas, entre em contato!

• BASE Aerofotogrametria •
Telefone: +55 11 2948-9900
E-mail: info@baseaerofoto.com.br
LinkedIn | Instagram |  Facebook

No Comments

Post A Comment

× Contate por WhatsApp!