De Interesse Brasileiro

De Interesse Brasileiro

DE INTERESSE BRASILEIRO

“Quando estive a frente da Política Nacional de Aviação de Segurança Pública, encampada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, procuramos identificar as necessidade a curto, médio e longo prazo, visando fomentar, doutrinar e padronizar ações que profissionalizasse a Aviação de Estado. Neste período, além de expandir a atividade com a criação de grupamentos aéreos, compra de aeronaves, realização de cursos de formação e fóruns de debates e de segurança de voo, pudemos ter acesso a programas e políticas importantes, entre elas a Política Nacional de Fronteiras – PFRON.
O Brasil, com um fronteira seca de mais de 11 mil km, abrangendo 11 estado das federação, fronteira esta, totalmente desprovida de vigilância e controle, que em sua maioria é isolada e sem qualquer civilização, precisava de uma Política de Segurança específica e de um vetor aéreo que suprisse tais necessidades. Nesta busca, me deparei com a aeronave bimotor, asa fixa, Vulcanair Observer, me surpreendendo de forma positiva com sua performance e características.
O avião observador – Vulcanair Observer tem características que superam qualquer outra aeronave em sua classe. Um aeronave com grande autonomia, asa alta, espaço adequado para um grupo de observadores e especialistas, capacidade de pousos em pista curta e não preparadas, garante ao operador vantajosidade no patrulhamento aéreo em grandes extensões de áreas. Por possuir um motor de ótima performance, e à pistão, torna a operação mais barata ao operador, permitindo que estados de orçamentos menores, possam adquirir e ter uma operação sem grande comprometimento financeiro. Além das características técnicas, que são enormes, possui um custo de aquisição abaixo da média e custo operacional bem menor que qualquer aeronave à turbina (Helicóptero ou Avião).
Foi nesta surpresa, que indiquei a compra de 11(onze) aeronaves Vulcanair Observer para os estados de fronteira, chegamos a finalizar todos os convênios com os estados, mas devido à mudança de governo (2010/2011), o PFRON foi descontinuado e as aquisições suspensas, o qual considero um erro do Governo Federal à época, mas ainda entendo que a demanda continua latente e necessária, para que nossas fronteiras possam ser melhor fiscalizadas.
Hoje, no estado do Pará, percebo quão é importante o patrulhamento de nossas fronteiras, pois temos uma Floresta Amazônica imensa, porém vêm sido degradada com garimpos e explorações ilegais, a entrada de drogas e contrabando, aumentando de forma assustadora a violência em nossas capitais e centros urbanos. Assim, eu recomendo a aquisição do avião Vulcanair Observer, para os mais diversos serviços de Segurança Pública e Defesa Civil dos estados e do Governo Federal, entre eles, aqueles que precisem de autonomia, segurança e baixo custo.”

JOSILEI ALBINO GONÇALVES DE FREITAS
“TC PMDF GONÇALVES” 

Diretor do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do estado do Pará-Brasil. É piloto de segurança pública desde o ano de 1997, com mais de 5.000 horas de voo acumuladas, em diversas missões de Segurança Pública, Defesa Civil e Social, Ambiental e Grandes eventos. Foi presidente do Conselho Nacional de Aviação de Segurança Pública – CONAV – Ministério da Justiça e Comandante da Aviação da Força Nacional de Segurança Pública – SENASP/Ministério da Justiça, no período de 2008/2011. Desenvolveu e chefiou a Política Nacional de Aviação de Segurança Pública, participando ativamente da criação de 08 (oito) grupamentos aéreos de estado e fomentando a atividade nacional com a compra de mais de 30 aeronaves em 3 anos de gestão. Participou, como consultor permanente, até o ano de 2011, para o Programa de Fronteiras – PFRON desenvolvido à época para o fortalecimento da segurança fronteiriça, quando teve acesso e conhecimento da aeronave Vulcanair-Observer, indicando-a para as missões propostas, para os 11 estados da fronteira brasileira.
Para mais informações visite: www.vulcanair.com.br
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1 dos 7 Vulcanair Observer da Marinha Chilena.
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